A Prefeitura de Contagem segue trabalhando para melhorar as vias da cidade, utilizando diversas tecnologias que proporcionem maior durabilidade ao asfalto e, consequentemente, mais segurança ao trânsito, conforto para pedestres e motoristas, além do uso responsável do dinheiro público.
Como parte das obras complementares da primeira etapa do Programa “Asfalto Novo”, reparos e melhorias estão sendo realizadas em alguns pontos da cidade. Um deles ocorre na rua Rio Comprido, no Monte Castelo que necessitava de manutenção devido {a deterioração no pavimento. Com isso, as equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semobs) iniciaram a execução da reciclagem de trechos da via com maquinário mais moderno e que dispõe de tecnologia sustentável, que tornará o asfalto, quando finalizadas as obras, mais resistente.
Programa Asfalto Novo
O Programa Asfalto Novo é o principal projeto de requalificação de Contagem dos últimos 40 anos. Até aqui, mais de 52 km de vias já foram atendidos com nova pavimentação com camada de 6cm, implantação de sarjeta, meio-fio, sinalização horizontal e vertical, drenagem superficial, alteamentos dos poços-de-visita (PV) e obras de acessibilidade. Além disso, também estão listados o rebaixamento de entrada de garagem e recomposição de passeios, que eventualmente foram danificados durante o processo de fresagem e intervenções pontuais de trânsito. Ruas e avenidas de grande fluxo foram priorizadas inicialmente.
No momento, acontecem obras na av. Tito Fulgêncio no período noturno. Esta via será revitalizada em toda a sua extensão, entre a Praça Papa João XXIII até o início do viaduto do Barreiro.
A licitação para a segunda etapa do programa está em desenvolvimento. As obras contemplarão a revitalização do asfalto, drenagem superficial e obras complementares de mais 78 vias, distribuídas nos Lotes I (Região Eldorado e Industrial), Lote II ( Riacho), Lote III ( Nacional e Ressaca) e Lote IV (Petrolândia, Sede e Vargem das Flores).
A expectativa é de que a segunda fase tenha início em abril deste ano. O investimento será no valor de cerca de R$ 137 mil.